sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FIM DO IMPÉRIO ROMANO

COMENTÁRIO DE VALDEMIR MOTA DE MENEZES, O ESCRIBA:

A história dos reinos e famílias que dominaram na Terra tem uma característica peculiar. Os conquistadores foram aplicados e diligentes, porém, muitos dos sucessores não sabem administrar o que já foi conquistado. Podemos dizer que demorou ao império romano cair, diante de tantos desatinos cometidos por vários imperadores.

O texto abaixo, que faz parte do Curso de Licenciatura de História da Unimes traz alguns esclarecimentos que ajudam a entender como o império romano sucumbiu. Podemos enumerar alguns deles:
1- Cresceu demais e sem sustentação, como um corpo sem esqueleto.
2– Os gastos para manter a maquina administrativa estava maior que as receitas
3– a corrupção fazia minar o erário público
4 – É difícil manter a unidade política de tantos povos, línguas e culturas.
--------------------------------------------------

“O império romano se alimentava de conquistas externas. Eram elas que forneciam a mão-de-obra (escrava), tributos, soldados para os exércitos e os materiais dos saques usados para recompensar os soldados. Roma exigia cada vez mais tributos para alimentar a burocracia, o exército, a própria guerra, o luxo do império, sem falar da corrupção. O sólido império entrava em crise.

No ambiente de crise, houve uma forte diminuição das atividades urbanas e, como conseqüência, uma forte migração para o campo ou, como dizemos, houve um processo de ruralização do Império. Sem dúvida a crise era maior na parte ocidental do Império do que na oriental, pois esta, constituída mais recentemente, ainda possuía os despojos das guerras de conquista. Percebendo esse descompasso, o império foi divido em dois e Constantino transferiu a sede imperial para a parte oriental, para a cidade que ele construiu entre os anos de 324 até 336.

Na verdade a expansão do império romano foi tão expressiva que a população imperial não dava conta de colonizar as terras conquistadas, função para a qual muitos povos ditos bárbaros foram convidados, principalmente nas regiões fronteiriças.

O colapso político de Roma foi substituído por uma pluralidade de reinos germânicos até o século VIII. Nestes reinos,acelerou-se o processo de ruralização
do Império Romano com a distribuição de terras levadas a cabo pela aristocracia germânica entre os guerreiros vitoriosos, aumentando a fragmentação política e a concentração populacional nas áreas rurais.”


----------------------------------




vamos iniciar um novo capítulo muito interessante, cujo tema será a Europa Medieval. Vimos no último capítulo estudado que o Império Romano do Ocidente foi destruído após se r invadido pelos germanos,que os romanos chamavam de bárbaros, povos que viviam em regiões da Europa Oriental. Observe o mapa abaixo e veja como ocorreram estas invasões.



Clique sobre o mapa para ampliá-lo.







Como você pode observar, os germanos se organizavam em diferentes grupos e cada um deles ocupou uma parte da Europa, onde antes, existia o Império Romanos do Ocidente. Como já foi dito, estas invasões irão por fim ao Império Romano do Ocidente,mas também marcarão o início de um novo período histórico denominado Idade Média ( séc. V - séc. XV).


FONTE:100porcentoquintaserie.blogspot.com/2008/08/o...

Nenhum comentário:

Postar um comentário